terça-feira, 7 de junho de 2011

Entrevista: Marcus Cida





Olá pessoal, é com muito prazer que faço hoje o post da primeira entrevista do Push Skate. O Primeiro entrevistado é o Skateboarder Profissional Marcus Cida. Que esteve presente por nossas terras recentemente. Confiram o bate-papo que tivemos com ele. Obrigado Cida!!



Push - Com quais projetos, dentro do skate, você está mais envolvido atualmente?

Cida - Na virada de 2010 pra 2011 eu tive uma lesão no pé e levei um bom tempo pra me recuperar, nesse meio tempo rolou a tour da freeday, eu fui e fiquei mais focado no programa (Cidade Skate). Em breve sairão as novas edições do programa, filmamos em Los Angeles, mostrando vários picos legais que têm por lá. Também estou bem focado nos novos projetos da Matriz Skateshop. Agora o Rodrigo Tx entrou na equipe, também estamos entrando com a Matriz Skateshop On-Line. Com a melhora do pé, consegui voltar a fazer o que mais gosto, que é andar de skate e sempre buscar evoluir e manter o nivel alto.
____________

Push - Quais foram as maiores conquistas da Matris Skateshop pro cenário do skate em Porto Alegre?

Cida - Desde o nascimento da matriz em 1997 até hoje, já fizemos 4 videos, o que ajudou bastante a suprir a falta de mídias especializadas em POA, ajudando a mostrar os talentos locais pra fora do estado e do Brasil. Por causa do video Matriz skate, resolvemos criar a Matriz Skateshop, e a partir daí POA ganhou uma skateshop que tratava os skateboarders como eles mereciam, levando o material de qualidade até eles e apoiando a cena local, desta safra nós temos hoje o Carlos Iqui, Luan de Oliveira e o Diego Chaveiro na equipe também tem eu, Gordo e o TX, que entrou recentemente.
Mas as grandes conquistas da Matriz, foi acompanhar de perto a correria para o surgimento do Iapi e ver grandes talentos surgirem de lá com o apoio da Matriz: Luan de Oliveira e Carlos Iqui, é legal ver que tem outros caras se destacando por terem se inspirado no Luan e no Iqui também.

____________

Push - Qual foi a maior conquista recente, alcançada pelo skate Brasileiro, no seu ponto de vista?

Cida - Foi muito importante ver as marcas genuinamente do skateboard brasileiro crescendo e se consolidando. Com isso elas podem ajudar o skate nacional, também foi bom vê-las contratar skateboarders profissionais com carteira assinada, dando o suporte que eles merecem de verdade.

____________

Push - O que você acha que o skateboard brasileiro precisa melhorar?

Cida - O skate brasileiro precisa de espaços para a prática, seja skateparks ou skateplazas. Muitas vezes o cara é talentoso, tem um apoio legal, mas acaba faltando espaço pra dar o rolê do dia-a-dia.
Os skatistas brasileiros precisam valorizar as marcas brasileiras que apoiam o cenário daqui, somente desta forma elas poderão crescer e ajudar cada vez mais a cena nacional. As marcas de fora, mesmo sendo boas, nem sempre apoiam o cenário daqui. Então é importante reconhecer quem apoia o skate brasileiro e apoiar para receber o investimento de volta.

____________

Push - Qual é o compromisso do skateboarder com a cena local?

Cida - Acho que o compromisso do skateboarder com a sua cena é ajudar a construir algo que irá fortalecê-la. Por exemplo, aqui em Vitória eu valorizo muito a galera que está produzindo em prol do skate. Tem um pessoal fotografando, tem gente filmando, tem gente produzindo conteúdo on-line como blogs e sites. Acho que o caminho é nesta direção. As pessaos precisam se unir e lutar pelos ideais que acreditam, para isso é necessário paciência e muito trabalho em equipe.

____________

Push - Quais são seus planos futuros para o skateboard?

Cida - Pretendo focar no programa, mostrar o nivel alto do skate brasileiro e os lugares com os picos mais interessantes. Também pretendo focar na evolução e no registro de manobras boas, esquecendo a quantidade, foco em manobras bem executadas e de impacto.

____________

Push - Quais foram os pontos fortes e fracos que você viu no skate capixaba?

Cida - Os pontos fortes do skate capixaba são os varios picos bons que vocês tem por aqui, também tem muita gente fotografando, filmando escrevendo sites e blogs, isso mostra que tem uma galera unida e que está correndo atrás fazendo a cena crescer.
O ponto fraco foi ver este problema que o skate capixaba tem com a federação, isto está sugando muita força do skateboard local. O skate não precisa de coisas que tirem a força e tirem o foco do crescimento, ele precisa de pessoas que se unam e somem para a evolução da cena.

____________

Agradecimentos finais: Agradeço a todas as pessoas que estão trabalhando em prol do crescimento do skate no ES, isso é muito importante. Agradeço ao Dalmo, que hoje está no Rio, ele fez muito pelo skate daqui, agradeço todas as pessoas que ajudaram ele no video da Airmetica. Parabéns para vocês que estão fortalecendo com o Blog, pro Crhistian que está com o Amo Skate e todos que de alguma forma somam forças para ajudar o skate no ES.

Por:. Jorge Pena

8 comentários:

  1. ENTREVISTA MASSA...
    POREM CREIO EU Q O CIDA VEIO AQ PARA FILMAR ATLETAS... E PICOS DO ESPIRITO SANTO ...NAO ENTENDO PQ DERAM OPORTUNIDADE APENAS PRA 4,5,6 ATLETAS ...?PQ? SE O O SKATE CAPIXABA NAO SE RESUMA EM 4,5,6 ATELTAS...

    ResponderExcluir
  2. Também acho que o skateboard Capixaba não se resume a poucos skateboarders. Mas acho que filmar todo mundo seria uma tarefa complicada não? Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Claro complicado ... concordo ...mais nao acho legal pro skate capixaba ser resumido em 5,6 atletas pois tem muito atleta q da o sangue pelo skate e anda todo dia...mesmo com suas dificuldades...em fim nao acho legal mesmo ...tinha q ter dado oportunidade pra mais atletas.!!! abraço.

    ResponderExcluir
  4. Camarada disse tudo sobre o skate capixaba! Excelente tópico!

    ResponderExcluir